Skip navigation

Apresentação geral do livro:

Brian e Sara são os pais de Jesse e Kate, uma família aparentemente feliz até à data em que descobrem que Kate, com três anos, sofre de leucemia. Uma vez que nenhum dos restantes três membros da família é compatível com ela, os pais decidem ter um novo filho para a salvar. É assim que nasce Anna que, aos trezes anos, já passara por inúmeros tratamentos, várias cirurgias, transplantes de medula óssea, injecções, transfusões, etc, para ajudar a irmã.

Insuficiência renal é agora o problema de Kate. A hipótese seria Anna doar um rim à irmã, no entanto, esta rejeita, não quer enfrentar mais cirurgias e chega mesmo a processar os pais por, em todos aqueles anos, nunca ter tido escolha em relação ao que fazer com o seu corpo.

Sara, dona de casa por causa dos filhos e da doença de Kate, tinha o curso de direito e, embora inexperiente, apresenta-se como advogada dela própria e de Kate. Tenta fazer Anna mudar de ideia, mas em vão. Nunca ninguém percebeu realmente o que levou Anna a fazer o que estava a fazer, nem mesmo o advogado que a defendia. No entanto, quando Anna depõe em tribunal, revela finalmente a verdade. Kate já tinha cometido algumas tentativas de suicídio pelo facto de estar farta da sua vida e da vida da sua irmã e, quando soubera que Anna teria de lhe doar um rim, pediu-lhe para não o fazer.

Anna consegue ganhar o caso, podendo decidir o que fazer com o seu corpo. Brian e Sara saem primeiro do tribunal, a filha fica com o advogado, e, pouco depois, Brian, que era bombeiro dedicado, é chamado para uma missão. Quando chega ao local, Brian reconhece o carro que estava no local do acidente e depara-se com a sua filha, Anna, imóvel e inconsciente ao lado do advogado. Vão para o hospital. Sara vai ter com Anna e vê-a imóvel e inconsciente ligada às máquinas. Os médicos falam com Sara e com Brian e informam-nos que a filha mais nova não terá hipótese de sobreviver. Com o consentimento do advogado de Anna, os médicos retiram-lhe o rim que a irmã Kate necessitava.

Kate sobrevive e é salva, mais uma vez, pela irmã. Fica feliz por ter o rim de Anna, pois, para onde quer que ela vá, a irmã estará sempre com ela.

Reacção Título-Livro:

O título corresponde ao conteúdo do livro, pois todos os sacrifícios, dores e tudo o que rodeia a vida de Anna é para o bem da sua irmã Kate.

Ideias relevantes:

O amor que existe entre duas irmãs e a luta que as duas conseguem fazer juntas é insubstituível. Apesar de todos os sofrimentos e da vida de uma irmã depender da outra, ambas nunca desistem e esperam sempre o melhor para as duas, criando laços entre elas muito fortes e fazendo tudo uma pela outra, mesmo que seja menos correcto, fazem tudo.

Reacção pessoal ao livro:

Este livro é bastante interessante e emotivo, mostra realmente o amor que existe entre duas irmãs, o que é uma verdadeira luta e a vontade de viver e de ajudar quem mais amamos.

Ficha de leitura: Renata Gonçalves, N.º 17, 8ºC

4 Comments

  1. Gostei muito da apresentação da Renata. Deu a entender a história e projectou bem a voz. Acho que mereçe SB+

  2. Já pude verificar as alterações da minha ficha, nomeadamente na parte da profissão dos pais, ect. E agradeço, pois de facto não sabia o que mais haveria de cortar. 🙂

  3. Oi! .n_n.
    Renata foi optimo como apresentaste, não acho que tu és tímida!
    avaliei com Satisfaz bem. :]

  4. Eu não li o Livro… Mas vi o Filme. No Filme a Kate morre porque a irmã não lhe deu o rim. Eles vão para o parque do Lousiana todos os anos… O Sol brilha… Que aparentemente… É Kate.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: