Skip navigation

Olá!🙂

Aqui ficam alguns recursos / exercícios retirados da Internet sobre

Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett

para realizar e que vos podem ajudar na compreensão do texto.

Para resolver estes exercícios, basta clicar nos títulos em baixo.

Vocabulário do Teatro

Sobre Almeida Garrett

Texto lacunar sobre a peça

Compreensão global da peça

Depois da realização destes exercícios, podem (e devem🙂 ) fazer uma reflexão sobre a vossa compreensão da peça, o que precisam de ler melhor, uma ou outra dúvida que vos tenha ficado…

Enjoy!🙂

22 Comments

  1. Olá😀

    Era só para dizer que já fiz estas actividades sobre a obra Falar Veradade a Mentir e que acabei de ler o livro há cerca de 15 minutos. Ao realizar as actividades do ponto ‘Compreensão global da peça’, percebi que houve partes da obra que não percebi muito bem, por isso vou ter de reler algumas passagens🙂

  2. Óla!
    Acabei de fazer as actividades acerca do livro Falar Verdade a Mentir, quando as fiz tinha acabado de ler o livro, mas não compreendi bem a seguinte expressão:«pregue a sua peta!»

  3. E agora ao fazer a actividade acerca de Almeida Garrett verifiquei que não tomei muita atenção a apresentação do Nuno, será que não poderia por a apresentação dele no blogue?

  4. olá.
    Era para dizer que eu tambem ja fiz as actividades da obra. Y algumas das passagens do testo não percivi muito bem.

  5. Olá🙂
    Bem, eu para ser sincera ainda não li o livro (coisa que tenciono fazer ainda hoje) mas quando o acabar irei realizar as actividades propostas e depois fazer a reflexão da compreensão da peça😉

  6. Cristiana,

    “pregue a sua peta” – diga a sua mentira.

    O Nuno e a Carlota ficaram de me enviar os PPTs com as suas respectivas apresentações. Daí que, quando chegarem, colocá-los-ei aqui.

    Andrea,
    terás de saber ao certo quais as passagens do texto que não percebeste para depois encontrares estratégias para as perceberes. Estas estratégias podem passar pela consulta/pesquisa no dicionário, perguntares ao professor na aula, utilizares o fórum de discussão do Wiki, colocando lá a tua dúvida… ok?😉
    Já agora, estarão bem escritas estas palavras?:
    “tambem”
    “ja”
    “Y”
    “testo”
    “percivi”

    Renata,
    ficamos à espera dessa leitura e do início desse trabalho!🙂

  7. Já acabei de ler o livro🙂

  8. Eu gostei de ler a obra. Achei esta história muito engraçada. Penso que como moral desta história não é apenas: “mentir é feio” mas é também: quanto mais vamos “enrolando” a mentira menos são as hipóteses de acabar com ela e as consequências serão cada vez mais catastróficas. Acho que é mais prático dizer logo a verdade. Penso que não me fiz entender bem, mas não sei como expressar-me. -.-
    Não sei se é de ignorância minha mas muitas das falas supostamente cómicas que algumas das personagens diziam eu não percebi porque não entendi o que eles diziam!

  9. Também já li o livro🙂
    Tal como a Telma, apercebi-me, ao fazer estes exercícios, que houve partes que também não percebi muito bem. Terei que reler uma, duas, três vezes se necessário😛

  10. Obrigada por me explicar o que queria dizer essa expressão, porque assim fiquei a perceber melhor.

  11. Óla,
    na verdade ainda não acabei de ler o livro,mas tambem não entendi muito bem da história

  12. :p

  13. Jiang, já te enviei o convite para te inscreveres no Wiki. Agora só tens de ir ao teu email e aceitares o convite.🙂

  14. Acabei de ler a obra no dia seis ou sete, não me recordo bem, mas percebi do que se tratava o livro. No entanto, algumas expressões que usam e algumas frases mais “elaboradas” ficaram meio confusas, pelo que reli as partes que não tinha percebido bem e penso que agora já percebi melhor a obra. 😉

  15. Olá a todos! Este livro não é muito o meu género gosto mais de romances e de livros mais fáceis de compreender . A minha personagem preferida é a Joaquina porque fez-me rir , é tagarela e diz tudo o que vai na cabeça.

  16. Achei estas actividades muito interessante e se tivesse feito antes do “mini-teste surpresa”tinha acertado mais coisas😀 Depois de ter feito estas actividades fiquei também a perceber alguns pormenores do conto.

  17. Professor, eu não receber o convite para a wiki ainda.

  18. Oláááá!

    Era só para dizer que eu e a Jiang já fomos ler o livro na aula de apoio de Portugues.

    p.s: é ‘já limos’ ou ‘já lemos’ ou ‘já lermos’ ?? lol. só assim uma perguntinha esquisita x)

  19. Já li o livro 3 vezes e já fiz os exercícios. Ajudaram-me imenso!!😛

  20. Tive cá!

  21. Eu também!!! xD

  22. adorei muito a peça
    dweu para perceber melhor
    voces sao talentosos , e tornaram a peça mais interessante
    ass carole


Deixe uma Resposta

