Skip navigation

Apresentação geral do livro:

George é uma criança que vive muito privada do mundo à sua volta a nível de tecnologias pois os seus pais são super preocupados e cuidadosos com o ambiente. Certo dia, Fred, o porquinho de George, foge pelo quintal para a casa dos vizinhos. Isto obriga George a ir lá buscá-lo, acabando por conhecer Annie, filha de Eric, que era um grande cientista/astronauta e tinha um computador falante chamado Cosmos. Numa das brincadeiras com Annie, George descobre que Cosmos, para além de todas as suas espectaculares funções, também consegue transportar pessoas para qualquer ponto do espaço sideral, e acaba por passear com a sua amiga. Sabendo disto, Eric fica muito chateado e proíbe estes dois voltarem a brincarem juntos.

Havia na escola um concurso de trabalhos científicos no qual George queria participar, pois o prémio era um computador, coisa que este ansiava há muito tempo, mas sem a ajuda do seu amigo astronauta não o conseguiria fazer. O professor de matemática de George é um velho amigo de Eric e, ao saber que este se encontrava na cidade com Cosmo, fez de tudo para conseguir roubá-lo. No meio de muitas peripécias consegue-o, mas deixa o seu ex-colega perdido num buraco negro.

No final tudo fica bem: George ganha o concurso, reconcilia-se com Eric que sai do buraco negro, ficando a salvo. Este junta-se ao pai de George para assim conseguirem tornar o mundo melhor ou/e encontrar outro planeta onde seja possível a vida.

Relação título – livro:

Este livro tem como título A Chave Secreta para o Universo pois a história centra-se principalmente no computador Cosmos que é a grande “chave” para o Universo.

 Ideias Relevantes:

Este livro dá a conhecer ao leitor bastantes conceitos da astronomia. Ao longo dos capítulos encontramos explicações “extras” e imagens que fazem com que a compreensão da história seja mais acessível.

Transcrição de ideia(s)/frase(s) relevantes:

 “O nosso planeta é espantoso e é nosso (…) E precisamos urgentemente de o preservar (…) Mas temos de nos esforçar todos, senão não resulta e o nosso lindo planeta ficará destruído.” – escolhi esta frase pois acho que é uma das mensagens que este livro nos pretende transmitir.

Reacção pessoal ao Livro:

Antes de preparar este livro para apresentar à turma, já o tinha lido e tornou-se o meu livro preferido! É de uma leitura fácil e agradável (aspecto que para mim é muito importante visto que a leitura não é um dos meus passatempos preferidos).

Retrata um assunto que me faz levantar uma grande curiosidade: O Universo. Pesquiso frequentemente informações sobre isso e, para poder juntar uma obrigação a um interesse, decidi ler livros que abrangessem esse tema (tanto neste período como no período passado com o livro Passageiros do Tempo de António Carmo).

Com certeza que este livro se tornará um amigo para a vida, e daqui a uns tempos voltarei a lê-lo como agora o fiz.

Ficha de leitura e ilustração: Inês Costa, N.º 8, 8ºC

5 Comments

  1. Boas😀
    Inezita , aqui ficam as minhas apreciações e respectivas notas que te dei na apresentação oral:
    Vocabulário: SB
    Interesse/ Empenho/ Imaginação: SB
    Conhecimento da história: SMB
    Postura: SMB
    Projecção da voz: SMB
    Geral: SMB
    Parabéns, gostei muito de te ouvir!
    Nota: Gosto muito da personagem Fred…Porque será!?😛

  2. Concordo com a Marta. Fizes te uma apresentação criativa e interessante. Estavas um pouco nervosa, mas isso é normalíssimo. BOA APRESENTAÇÃO!! XD:

  3. Muito bem! Eu gosto muito deste texto, fala fora da Terra, do Espaço.
    Gostei da apresentação, falou muito direitinha e só.😀

  4. Concordo com tudo o que disseram. Inês sabes o que te digo???? SMB!!😀

  5. Oi :]

    A Inês venceu a luta no ‘battle’!
    sabe bem responder e apresentar.
    Satisfaz bem!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: