Skip navigation

Apresentação geral do livro:

Esta obra conta a história de uma rapariga, Cláudia. Com a drástica e repentina separação dos seus pais, Cláudia e a sua mãe vão ficar na miséria e Leonel, pastor de uma igreja protestante, vai ser o único ajudá-las.

Anos mais tarde, Estefânia (mãe de Cláudia) e Leonel acabam por se juntar e começam uma vida a dois. O modo de vida autoritário de Leonel leva muitas vezes a desentendimentos entre este e Cláudia. Para poder ser ela própria, ter as suas opiniões, até manter os amigos, terá de enfrentar a intolerância e fanatismo religioso de Leonel. Cláudia começa com uma impressão no ombro direito que acaba por infectar e provocar uma infecção. Estefânia leva a filha ao médico e este explica-lhe que Cláudia tem um problema psicológico, aconselhando-lhe uma psicóloga.

Cláudia acaba por ir à psicóloga, onde relata momentos impressionantes da sua vida. Num sonho que relata à psicóloga acaba por se aperceber do porquê da comichão no ombro. Leonel, muitos anos antes, traíra a sua mãe enquanto esta fazia o turno no hotel onde trabalhava. Cláudia acaba por acordar a meio da noite e vê Leonel e a sua amante no quarto. Leonel leva-a para o quarto e mete-lhe a mão no ombro direito, dizendo-lhe que aquilo que ela viu era obra de Satanás.

No final, Cláudia vai viver com a tia, a sua única companhia nos momentos difíceis.

Caracterização da personagem:

A personagem que escolhi para caracterizar foi Cláudia. Cláudia é uma rapariga com objectivos definidos, bastante madura para a sua idade que, apesar de amar a sua mãe, não consegue perceber por que se sujeita à autoridade de Leonel. É uma excelente aluna e tenta sempre ajudar aqueles que mais precisam, nomeadamente o seu amigo Kapa. Apesar dos conflitos que surgem entre ela e Leonel, tenta ajudar o máximo a sua mãe em casa. Cláudia, que defende a sua opinião por tudo, acaba por não desrespeitar Leonel porque acima de tudo sabe como a sua mãe ficaria triste. Ela é sonhadora e pensa muito no pai que as abandonou, acima de tudo tem muitas saudades dele. É protectora e quer-se mostrar forte perante todos mas, quando se encontra sozinha, não tem medo de chorar e mostrar os seus sentimentos.

 

Relação título-livro:

O título “ O ombro de Cláudia” é explicado porque depois de tanto sofrimento acaba tudo acabar bem, até a infecção que tem devido a uma lembrança de infância relacionada com Leonel. 

 

Ideias relevantes:

As ideias mais relevantes deste livro são que, apesar da autoridade que Leonel impunha sobre a sua família, desde o fanatismo religioso à crueldade, Cláudia nunca deixou de ter a sua própria opinião e personalidade, tentando sempre fazer o melhor para si, para a sua família e amigos e, acima de tudo, nunca desistir daquilo que acreditava, ou seja, os seus sonhos.

 

Relação pessoal do livro:

Este livro é um dos meus livros preferidos porque nos mostra que, apesar dos problemas que surgem, nunca devemos esquecer os nossos sonhos, devemos ter uma opinião e personalidade próprias. Além disso, devemos ser capazes de esquecer o egoísmo e indiferenças que existem entre nós e os que nos rodeiam.

Ficha de leitura: Laura Carlos, N.º 12, 8ºC

6 Comments

  1. Na tua apresentação, Laura, atribui-te as seguintes notas nos respectivos parâmetros:

    Vocabulário: SB
    Interesse revelado: SB
    Conhecimento da história: SMB
    Postura: SB
    Projecção da voz: SB
    Geral: SB

    (Apresentação dentro do tempo dado; soube dizer as ideias principais, tornando-se uma apresentação agradável).😀

  2. também concordo com a marta acho que apresentas-te o livro de uma forma organizada e com uma postura na apresentação bastante boa

  3. (Concorso plenamente :P)
    Agora a sério, acho que a minha irmã apresentou bem o livro, sabia bem a história do livro e teve uma boa postura e projecção da voz durante a apresentaçao. Por isso, acho que mereçe a menção de SB.

  4. (por mais incrível que pareça também concordo plenamente😉 eheh)
    Laura, estiveste muito bem. Conseguiste, com a tua boa presença, cativar-me😛
    Avaliei-te com Satisfaz Bem.

  5. Concordo plenamente,Laura. Estiveste muito bem. Conseguiste, com a tua boa presença e interatividade, cativar-me.
    Avaliei-te com Satisfaz Bem.

  6. 🙂

    foi uma apresentação boa. satisfaz bem.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: