Skip navigation

Apresentação geral do livro:          

Com o rapto do seu irmão gémeo por Sigarr, mestre da arte obscura, Kelda é mandada pelos pais, para sua própria segurança, para uma pequena ilha, a Ilha dos Penhascos, cuja sociedade é bastante rígida e intransigente. A rigidez e a hierarquia dessa sociedade provocam um choque entre estes e o espírito rebelde e magoado de Kelda.

Quando completa quinze anos, Kelda é chamada de volta pelos seus pais para a assistir à iniciação de Lysander, príncipe herdeiro da Gente Bela.

Através de uma série de incidentes, Kelda acaba por salvar a vida de Lysander, revelando as suas poderosas habilidades místicas.

Depois disso, Kelda começa o seu treino com Lysander, acabando por se apaixonar pelo seu mestre.

Este, contudo, apesar dos esforços de Kelda, deixa bem claro que apesar de sentir o mesmo por ela, não pode haver mais que amizade entre eles, pois há a possibilidade de ele não sobreviver na guerra contra os mestres da arte obscura que raptaram Halvard, o seu irmão.

No final, Kelda acaba por arriscar a sua vida para salvar a sua família, a melhor amiga e todo o povo da Ilha dos Penhascos.

Caracterização da personagem:

A personagem que eu mais gostei foi a Kelda. Kelda é uma rapariga franzina, de longos cabelos negros, encaracolados e rebeldes, com uns brilhantes e grandes olhos verdes. Estas características fazem dela uma rapariga de rara beleza.

Psicologicamente, Kelda é uma rapariga rebelde, revoltada com o facto de ter sido “abandonada” pelos pais, lutadora, apaixonada, com um espírito guerreiro e lutador, resistente e triste. Demonstra também uma grande inteligência e bondade, um grande instinto maternal e uma grande solidariedade. É uma pessoa carinhosa e talvez um pouco carente, devido à ausência dos pais durante a sua adolescência.

Relação título-livro:

O título do livro “A sacerdotisa dos Penhascos” foi escolhido pela autora porque Kelda troca de identidade com a sua melhor amiga, a actual Sacerdotisa dos Penhascos, sem ninguém saber, acabando por salvá-la e, talvez, salvando todo o povo dos Vinkings.

Ideias relevantes:          

As  ideias relevantes do livro são a luta de Kelda para tentar salvar o seu irmão dos efeitos da arte obscura, quando toda a gente parece ter desistido dele e a sua paixão impossível com Lysander.

Reacção pessoal ao livro:

Este é um dos meus livros favoritos. Faz parte de uma saga, Saga das Pedras Mágicas, de seis livros. Gosto muito deste estilo de livros, fantasia, e gosto especialmente da maneira de escrever da autora, que nos agarra ao livro até o acabarmos.       

Ficha de leitura e ilustração: Carlota Carlos, N.º 4, 8ºC

4 Comments

  1. A apresentação da Carlota não foi cansativa, revelou muito interesse pela leitura do seu livro, conhecia muito bem a história, …
    Tal como no Miguel e no resto da turma eu avaliei a Carlota em vários parâmetros:
    Vocabulário: SMB
    Interesse/ Empenho / Imaginação: SB
    Conhecimento da história: SMB
    Postura: SMB
    Projecção da voz: SMB
    GERAL: SMB
    (Soube responder correctamente às perguntas elaboradas pelos alunos)

  2. Achei que a apresentaçao da minha irmã esta boa. Devia era ter desenvolvido um pouco mais da historia. Teve uma boa projecçao de voz e uma boa postura.

  3. Olá Carlota🙂
    Concordo plenamente com a Marta.
    Penso que a tua apresentação foi uma das melhores. Avaliei-te com SMB!😛

  4. Oi n__n

    a Carlota fez uma apresentação super boa, só que acho que talvez ela deve tentar ter mais paciencia.
    Avaliei com Satisfaz bem! optimo trabalho! força!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: