Skip navigation

Apresentação geral do livro: Este livro apresenta a história de um rapaz chamado Luke, que tem um grande talento, o de tocar demasiado bem piano e conseguir ouvir coisas a grandes distâncias, que a maior parte das pessoas ditas “normais” não consegue. Ele herdara isso do seu falecido pai, que era grande pianista. Desde o dia em que o seu pai faleceu, Luke juntara-se a um grupo de três rapazes (Skin, Daz e Speed) que não eram bem falados na vila e influenciavam o jovem a fazer coisas que este nunca pensara ser capaz de fazer.
Luke havia construído uma casa na árvore com o seu pai e estimava muito essa árvore, indo para lá sempre que queria pensar e estar a sós.
No entanto, o grupo de rapazes andava a planear assaltar a casa de uma senhora já mais velha e que saía sempre em certas alturas, que estes já sabiam por espiá-la. Queriam uma “caixa misteriosa” de que tiveram conhecimento, e cabia a Luke entrar na casa e trazer a caixa. Acontece que, quando Luke já se encontrava dentro da casa, ouviu, vindo de um quarto, um choro que parecia de uma criança pequena.

O rapaz já andava a ouvir este som desde que o grupo se instalara perto daquela casa. Foi então que se esqueceu da caixa por uns instantes e descobriu que aquele som vinha de um quarto trancado, mas teve de adiar a entrada na casa, pois a senhora regressara. Na segunda tentativa, foi apanhado pela senhora que, depois de explicar a razão de uma menina pequena, cega, estar ali trancada na sua ausência, lhe exigiu que este tocasse piano para ela. O rapaz aceitou, mas sem dizer nada à sua mãe, aos “seus amigos”, a ninguém. Nem mesmo a Miranda, a sua grande amiga.

Luke vai ter de arranjar tempo para tocar piano para a menina, ir à escola, ensaiar com Miranda músicas para o festival final da escola e, claro, evitar o seu grupo de amigos, cada vez mais desconfiados, que o perseguem pois a tal caixa nunca chegara às mãos deles.


A vida de Luke ainda ficou mais confusa quando este se perguntou a si mesmo o que fazia aquela pobre menina com aquela senhora já idosa; até que descobriu a história da velha médica e da menina desaparecida por culpa dela. Apesar de mais tarde compreender o que a levara a fazer tal coisa, Luke procurou os verdadeiros pais de Rose, a menina cega, e levou-a para junto deles, continuando, contudo, com laços de amizade com a senhora.

Mas os dias vão passando e algum dia ele terá de enfrentar os “amigos”. Então, no mesmo dia em que Luke devolveu Rose aos pais, foi encontrado na floresta junto à sua árvore pelos outros três jovens. Estes fizeram-no sofrer com duros pontapés, murros, queimaduras. Quando tentou escapar para a sua árvore, Luke apercebeu-se que os outros lhe atearam fogo, ficando sem saída. Graças a Roger, o seu futuro padrasto (que Luke nunca admirara), o jovem foi salvo, apesar do seu grande tesouro, a árvore, não ficar tão bem como ele.

Mas Luke teve a ajuda da sua mãe, de Roger, e, acima de tudo, da sua amiga Miranda, para superar tudo isto. Com ela, o rapaz ficou com a sua vida um pouco mais colorida, deixando o cinzento do fumo das chamas que lhe haviam estragado o que ele mais gostava e superando as dificuldades que a vida lhe proporcionara, tentando tornar-se novamente no velho Luke, o Luke que toda a gente conhecia, Luke que todos admiravam.

Relação título-livro: O título corresponde ao conteúdo do livro, pois o personagem principal tem o dom de ouvir coisas excepcionais e talvez conseguisse até ouvir as estrelas, pois ele ouve coisas que mais ninguém consegue ouvir e as estrelas seriam uma dessas coisas.

Reacção pessoal ao livro: Achei o livro interessante, pois mostra força de vontade e demonstra que quando uma pessoa deseja muito uma coisa, se se esforçar, consegue-a.

Leitura, registo e ilustração elaborados por: Renata Gonçalves, N.º 17, 8ºC

13 Comments

  1. Oi~
    na minha ponto de vista , o título é muito devaneador {dreamy} ..coisa fófa😄

    =} bom trabalho renata! e bom escolha do livro ;]

  2. Obrigada Meena! ;P
    (sei que este não seria o post indicado para dizer isto, mas) a tua apresentação também foi bastante interessante, e percebeu-se perfeitamente aquilo que quiseste dizer, para além de todas as tuas dificuldades😉

  3. *apesar de todas as tuas dificuldades

  4. ahh! a tua apresentação foi muito Perfeito e Aprofundado ~!
    eu Gostei-lo ..MUITO!

    p.s :estava um erro ‘tecnologico’
    {o_0}
    queria dizer ‘no meu ponto’ !xD HAHAH!
    (estou a escrever um outro erro não estou?? XD)

    <>

  5. Ta mt fixéé+.+

    , kiss:*

  6. Gostei muito do resumo… Parece de um escritor profissional! Eu li esse livro. Mas… Eu acho que a Obra se chama: O Rapaz que Ouvia as Estrelas porque… A Estrela… Era a Menina que precisava de ajuda. Tal como uma estrela precisa de luz.

  7. Gostei muito🙂 Bom trabalho😉

  8. obg miuda pelo resumo pa eu apresentar o livro na escola lool
    =D gmdt

  9. wow tbm sou do 8ºC😄 mas sou nº13 =D

  10. Gostei muito do resumo , tambem ja tinha lido este livro🙂

  11. Estou ler o Livro e ate a agora estou a achar muito interessante e gosto muito❤

  12. o que aconteceu, na parte final do livro? nao o li todo e nao consegui perceber, o que aconteceu a skin, daz e speed?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: