Skip navigation

Apresentação geral do livro: O tema geral do livro é a guerra de Tróia, mas ao contrário dos poemas de Homero, esta versão da história é contada segundo o ponto de vista das mulheres, nomeadamente da bela e atormentada Cassandra, princesa real de Tróia.

Neste livro, a autora altera um pouco a história original, na medida em que quem causou a perda da guerra por parte dos troianos não foi Ulisses, com o seu enorme cavalo de madeira, mas sim uma disputa entre os deuses e o obstinado orgulho dos seus líderes masculinos.

A história começa quando Paris, irmão de Cassandra, rapta Helena de Esparta, provocando o cerco à cidade de Tróia. Esse cerco dura aproximadamente dez anos, acabando com a queda e o saqueamento da cidade.

Durante esses dez anos, Cassandra, sacerdotisa do templo de Apolo, tem várias visões sobre a queda da cidade, às quais ninguém dá importância, chamando-lhe louca e mentirosa.

Relação título-livro: O livro chama-se “Presságio de Fogo” porque Cassandra, a protagonista da história e sacerdotisa do deus do Sol Apolo, tem uma visão (presságio) da cidade de Tróia em chamas.

Ideias relevantes: As ideias relevantes do livro são a luta interior que Cassandra trava, dividida entre as suas visões que ninguém parece querer ouvir e a sua lealdade para com a sua família, a luta interminável entre Gregos e Troianos, usando como desculpa o rapto de Helena por parte de París, atiçado por Afrodite, deusa do amor e da beleza, e a cegueira dos homens, que não querendo ouvir os conselhos e as profecias de Cassandra, acabam por destruir a cidade.

Reacção pessoal ao livro: Eu gostei muito do livro, já tinha lido alguns livros da autora, mas este, foi, sem dúvida, um dos meus preferidos. Gostei da maneira de como a autora aborda a famosa lenda, cantando a história numa versão que, embora menos heróica, é mais feminina. Não é um livro complicado de ler e para quem gosta de um bom romance histórico é um óptimo livro. Eu já conhecia algumas partes da história (quem não conhece?), mas com este livro fiquei a conhecê-la numa maneira completamente diferente.

Leitura, registo e ilustração elaborados por: Carlota Carlos, N.º 4, 8ºC

2 Comments

  1. Acho que a ficha de leitura da carlota esta muito bem feita pois explica bem o livro e na sua aprecentação oral soube cativar os “ouvintes” para a historia daquele livro…..parabens Carlota fizes.te um exelente trabalho.xD

  2. Também fizeste bem em aparecer no blogue, Nuno. Ficamos à espera do teu trabalho.😉


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: