Skip navigation

Apresentação geral do livro: Este livro relata a vida de Pi, um rapaz indiano de 16 anos, que devido à política na Índia, parte para o Canadá com a sua família e com os animais do zoo, onde o seu pai era director. Após alguns dias de viagem, toda a família morre pois o navio naufraga, excepto Pi, que sobrevive num bote salva-vidas com um tigre bengala, uma hiena, um orangotango e uma zebra. Durante toda esta viagem, apenas sobra Pi e o tigre que, para assegurarem a sua existência, vão ter que aprender a conviver um com outro.

Relação título-livro: Penso que o título está de acordo com o livro, pois este relata a vida de Pi, enumerando acontecimentos vividos na sua infância, adolescência e já em adulto, acentuando, principalmente, factos da sua adolescência (sobretudo a sua aventura e sobrevivência vivida no Pacífico).

Ideias relevantes: Na minha opinião, este livro pretende, acima de tudo, transmitir sentimentos e estados de vida, como o amor, a coragem, o desespero, a confiança, o medo … Faz-nos reflectir bastante acerca da nossa crença religiosa, da fé e confiança que temos por algo ou em nós próprios. As passagens que me permitiram ter esta opinião foram, algumas como: “ O meu pânico tinha desaparecido. O meu medo estava dominado. A sobrevivência estava ao alcance da mão.”; “ Tenho de dizer uma palavra acerca do medo. É o único verdadeiro adversário da vida. Só o medo pode derrotar a vida. É um adversário esperto e ardiloso, que eu bem o sei.”; “Gostaria de lembrar-lhes que há liberdade de culto neste país.” e “ Todas a religiões são verdadeiras.”

 Leitura, registo e ilustração elaborados por Marta Dias, N.º 23, 8ºC

10 Comments

  1. Olá Marta🙂
    Gostei bastante da história! Podias-me emprestar, sim? Hehe😀
    Beijinho e feliz Natal😛

  2. Olá Inezita😀,
    Claro que te posso emprestar… é só pedires!
    Feliz Natal😛

  3. Estou a gostar de ver esta partilha, não só de leituras mas até de livros! Excelente!🙂 (Já agora, também tenho este livro, se mais alguém o quiser ler…)😉

  4. Já acabas-te de ler o livro?

  5. “acabas-te” ou “acabaste”?🙂

  6. Margarida é ‘acabaste’!Mas, sim já o acabei.😀

  7. Bom ano para todos!!!
    bem eu estou a ter um problema com o meu computador qu e só guarda os ficheiros que lhe apetecem… logo eu quero dizer que va demorar um pouco a enviar a correcção da minha ficha de leitura…as modernices de hoje em dia”encalham” muito!!!
    já agora gostava de que também me emprestassem o livro😡

  8. Bom ano para todos!!!
    bem eu estou a ter um problema com o meu computador qu e só guarda os ficheiros que lhe apetecem… logo eu quero dizer que va demorar um pouco a enviar a correcção da minha ficha de leitura…as modernices de hoje em dia”encalham” muito!!!
    já agora gostava de que também me emprestassem o livro,*porfavor:)

  9. Claro Arianna quando quiseres pede-me!😀

  10. Obrigado Marta!


Deixe uma Resposta

