Skip navigation

Resumo:

A história que vou apresentar faz parte de uma colectânea de contos, e chama-se: “A Estrela”, o autor é Vergílio Ferreira.

O Pedro é uma criança com 6 anos, gosta de sonhar, brincar e olhar o céu à noite. Vive com os pais numa aldeia. Numa noite, decidiu ir buscar uma estrela jovem que estava mais perto do que as outras estrelas que estavam velhas. Subiu a torre da igreja, foi extremamente difícil, mas chegou ao objectivo. Trazer a estrela para a casa e pô-la numa caixa foi o segredo dele. Ele viu que a estrela só brilhava à noite e ficava sem brilho de dia. Houve pessoas que viram um buraco feito no céu, que era o lugar da estrela, e queriam saber quem tinha sido o ladrão.

Numa noite, a mãe descobriu o que é que Pedro fez. Os pais obrigaram-no a dizer a verdade a toda a gente na aldeia. O resultado foi que eles todos decidiram que o Pedro fosse restituir a estrela no seu lugar no céu. O Pedro subiu uma escada, meteu a estrela, ela brilhou, o brilho dela deixou todos felizes. Todos ficaram felizes até que o Pedro caiu e… morreu. Aquela estrela foi uma lembrança do Pedro… eles lembram-no quando olham para a estrela.

Algumas mensagens escondidas neste conto:

A vida faz mais sentido quando se tem um sonho (!)

Não foi fácil para Pedro alcançar o sonho (a estrela), mas ele transformou Pedro num rapaz feliz.

Na minha opinião, o papel dos pais não foi fácil.

Eles tiveram de sacrificar a felicidade do filho, porque não queriam que ele fosse considerado um ladrão.

A estrela parece um sonho porque: está longe, é difícil de alcançar, é bela e brilhante.

Geralmente as pessoas não dão valor aos sonhos de cada um; não percebem a importância que os sonhos adquirem para os outros (ninguém se apercebe dos sonhos dos outros).

Reacção Pessoal:

Gostei bastante deste conto porque parece uma história muito infantil, mas é uma lição de vida para todos nós. E porque a vida deve ser  a luta pela Felicidade. Ela conquista-se através de sonhos que vamos concretizando.

Sobre o Autor:

Vergílio Ferreira (1916-1996) nasceu em Melo, Serra da Estrela, e faleceu em Lisboa. Frequentou o Seminário do Fundão (1926-1932) e licenciou-se em Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1940). A par do trabalho de escrita, foi professor de Português e de Latim em várias escolas do país. Inicialmente neo-realista, depressa Vergílio Ferreira se deixou influenciar pelos existencialistas franceses (André Malraux e Jean-Paul Sartre). É considerado um dos mais importantes romancistas portugueses do século XX, tendo ganho vários prémios.

Ficha de leitura e ilustração: Meena Rawi, N.º 15, 8ºC

About these ads

  1. É isso mesmo, Meena! “a vida deve ser a luta pela Felicidade. Ela conquista-se através de sonhos que vamos concretizando.”
    O próprio Vergílio Ferreira escreveu no seu livro “Pensar” :
    “Uma estrela espera-te para toda a eternidade; pertence-te, conquista-a. Mas, atenção: a tua estrela não está no céu – põe-na lá!”.

    Parabéns pelo teu trabalho!

  2. Gosto muito da ilustração da Meena, acho que é adequada à história e a própria frase é muito verdadeira, muito real.
    Assim como a sua apresentação foi excelente, independentemente das suas dificuldades. ;)

  3. Olá Meena!
    Como foste a 1ª a apresentar, não cheguei a apontar no caderno diário a nota que achava que merecias. Mas do que me lembro, estiveste muito bem. Tens vindo, desde o início do ano a melhorar significativamente!
    Gostei também particularmente daquela frase que escreveste na parte da reacção pessoal do livro. A tua ficha de leitura está boa, agora o que tens a fazer é continuar :D Força!

  4. Concordo com a Inês, a Meena tem vindo a melhorar bastante e achei o livro dela muito bonito , com uma mensagem muito bonita.

  5. Olá Meena,
    Antes de mais, quero te dizer que andas a evoluir bastante, és uma aluna muito dedicada e trabalhadora!
    Como estou ao teu lado, noto mais a tua evolução, costumo ler todos os textos que fazes, não só a português como a inglês, e gosto sempre muito deles , por isso uma boa nota na apresentação não me espantava nada, e foi o que aconteceu! :D Parabéns Meena, continua!
    Geral: SB

  6. Como já disseram o que ia dizer :-) só queria reforçar o facto que a meena evoluiu muito, muito mesmo. Gostei muito da apresentação dela. SB +
    Parabéns meena!!!

  7. tenho saudades deste blog..


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: